Real Madrid recebe Nápoles na caminhada para defender título

Real Madrid recebe Nápoles na caminhada para defender título


O campeão Real Madrid continua a defesa do título da UEFA Champions League com a recepção ao Nápoles na primeira mão dos oitavos-de-final.

O Nápoles qualificou-se como vencedor do Grupo B, enquanto o Real Madrid terminou atrás do Borussia Dortmund no Grupo F.

Este encontro vai levar dois antigos jogadores do Real Madrid a regressarem ao Santiago Bernabéu. Raúl Albiol e José Callejón foram campeões de Espanha pelos "merengues" em 2012.

Encontros anteriores
O Real Madrid, de Leo Beenhakker, afastou o Nápoles com um total de 3-1 no único duelo anterior entre os dois clubes, na primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1987/88.

O Real Madrid ganhou a primeira mão por 2-0, com golos de Míchel (penalty) e Miguel Tendillo, antes de empatar 1-1 no Stadio San Paolo. Emilio Butragueño - actualmente dirigente do clube - respondeu ao golo marcado por Giovanni Francini para a equipa do Nápoles que era treinada por Ottavio Bianchi e capitaneada por Diego Maradona.

Retrospectiva do jogo

Real Madrid
Invicto na fase de grupos, o Real Madrid quer marcar presença nos quartos-de-final pelo sétimo ano consecutivo e também tornar-se na primeira equipa a renovar o título na era da UEFA Champions League.

Os "merengues" estavam numa série de oito vitórias consecutivas em casa em desafios europeus antes de empatarem 2-2 com o Borussia Dortmund na sexta jornada.

No total, o clube espanhol venceu 28 dos últimos 33 encontros em casa a contar para a UEFA Champions League, tendo sofrido apenas uma derrota com o FC Schalke 04, por 4-3, nos oitavos-de-final de 2014/15.

Apesar do Real Madrid ter eliminado a AS Roma (2-0 f, 2-0 c) nesta ronda da UEFA Champions League em 2015/16, tinha antes sido batido oito vezes seguidas em eliminatórias a duas mãos com adversários italianos, incluindo a meia-final com a Juventus em 2014/15.

O Real Madrid venceu 22 dos 31 jogos que disputou em casa coma adversários italianos (E3 D6).

Nápoles
Esta é apenas a segunda participação do Nápoles nos oitavos-de-final da UEFA Champions League e o clube está a tentar atingir pela primeira vez os quartos-de-final. Os italianos foram afastados pelo Chelsea FC nesta ronda em 2011/12, não tirando partido do triunfo por 3-1 em casa na primeira mão ao perder por 4-1, após prolongamento, em Londres.

A equipa de Maurizio Sarri somou sete dos 11 pontos no Grupo B fora de casa, tendo vencido por 2-1 no terreno do Dínamo Kiev e do SL Benfica, empatando pelo meio 1-1 em casa do Beşiktaş.

A única derrota europeia fora de casa em sete jogos desde o início da época passada (V5 E1 D1) aconteceu em Espanha, um desaire por 1-0 no reduto do Villarreal nos 16 avos-de-final da UEFA Europa League a 18 de Fevereiro do ano passado (1-2 total).

Marek Hamšík, que marcou o segundo golo, e Christian Maggio são os únicos dois resistentes da última vitória do Nápoles em Espanha, 2-0 no terreno do Villarreal na fase de grupos da UEFA Champions League de 2011/12.

O registo total do Nápoles em jogos com clubes espanhóis é de V2 E0 D4. Os italianos não conseguiram vencer nenhum dos últimos quatro encontros, em casa e fora, com equipas de Espanha (E2 D2).

Ligações entre treinadores e jogadores
Zinédine Zidane jogou cinco temporadas na Itália ao serviço da Juventus (1996-2001), vencendo dois títulos da Serie A. Nunca perdeu frente ao Nápoles (V3 E3), tendo marcando no empate em casa, 1-1, em Novembro de 1996 e na vitória fora, por 2-1, em Novembro de 1997.

Zidane ajudou a França a bater a Itália na UEFA EURO 2000, mas não evitou a derrota com os "azzurri" na final do Campeonato do Mundo de 2006, um jogo em que marcou o golo de França de grande penalidade, mas acabou expulso.

Formado na academia do Real Madrid, Callejón marcou 21 golos em 42 jogos no campeonato pela equipa B dos "merengues", o Castilla (2006-08). Depois de três época no Espanhol (J3 D3 frente ao Real Madrid), regressou à capital espanhola para uma passagem de dois anos pela equipa principal, marcando oito golos em 55 jogos na Liga espanhola.

Albiol realizou 81 encontros na Liga espanhola pelo Real Madrid, marcando um golo, entre 2009 e 2013. Antes tinha representado Getafe e Valência (V4 E1 D5 frente ao Real Madrid). Albiol apontou o seu primeiro golo no escalão principal no triunfo do Getafe, por 2-1, sobre o Real Madrid em Março de 2005, mas foi expulso na derrota do Valência por 5-1, em casa, em Outubro de 2007.

Pepe Reina não conseguiu vencer o Real Madrid em sete tentativas com Barcelona e Villarreal (E3 D4), mas conseguiu levar a melhor como guarda-redes do Liverpool nos oitavos-de-final da UEFA Champions League de 2008/09, não tendo sofrido qualquer golo (1-0 f, 4-0 c).

Mateo Kovačic nunca conseguiu vencer o Nápoles em quatro tentativas (E2 D2) nas duas épocas e meia que representou o Inter (2013-15).

Álvaro Morata ficou em branco nas quatro vezes que defrontou o Nápoles nas duas temporadas que esteve em Itália ao serviço da Juventus (V3 D1).

Morata, Sergio Ramos e Lucas Vázquez faziam parte da selecção de Espanha que foi derrotada por 2-0 por Itália, que contava com Emanuele Giaccherini e o suplente Lorenzo Insigne, nos oitavos-de-final do UEFA EURO 2016.

Toni Kroos, que converteu uma grande penalidade no triunfo por 6-5 no desempate, ajudou a Alemanha a afastar a Itália de Giaccherini nos quartos-de-final do UEFA EURO 2016. Insigne e Giaccherini converteram as suas tentativas no desempate.

Num outro desempate nos quartos-de-final do EURO, Portugal, de Cristiano Ronaldo e Pepe, bateu a Polónia, de Arkadiusz Milik, por 5-3. Ronaldo e Milik marcaram as suas grandes penalidades

Insigne e Manolo Gabbiadini integravam a selecção italiana batida por 4-2 pela Espanha de Isco e Morata na final do Campeonato da Europa de Sub-21 da UEFA de 2013.

Jogadores da mesma selecção nacional:
Ramos, Dani Carvajal, Nacho, Vázquez, Isco, Morata e Reina, Albiol, Callejón (Espanha)
Kovačic, Modric e Rog, Strinic (Croácia)

Partilhe nas Redes


[Fonte da Notícia]




Notícias semelhantes




Comentar esta Notícia