Página 8 de 8
“Porque dar valor ao próprio sofrimento põe-lhe o ouro de um sol do orgulho. Sofrer muito pode dar a ilusão de ser o Eleito da Dor.”
“O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente.”
“A minha alegria é tão dolorosa como a minha dor.”
“Todas as frases do livro da vida, se lidas até ao fim, terminam numa interrogação.”
“O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar.”
“O mar com fim será grego ou romano: O mar sem fim é português.”
“Jaz aqui, na pequena praia extrema, o Capitão do Fim.”
“A finalidade da arte não é agradar. O prazer é aqui um meio; não é neste caso um fim. A finalidade da arte é elevar.”
“Qualquer estrada, disse Carlyle, até esta estrada de Entepfuhl, te leva até ao fim do mundo. Mas a estrada de Entepfuhl, se for seguida toda, e até ao fim, volta a Entepfuhl; de modo que o Entepfuhl, onde já estávamos, é aquele mesmo fim do mundo que íamos buscar.”
“Tão cansado de ter achado como de não ter achado. O fim e a soma do que somos, já o Pregador o disse: vaidade e aflição de ânimo.”
“O fim é baixo, como todos os fins quantitativos, pessoais ou não, e é atingível e verificável.”
“Há sensações que são sonos, que ocupam como uma névoa toda a extensão do espírito, que não deixam pensar, que não deixam agir, que não deixam claramente ser.”
“A visão é o tacto do espírito.”
“Se o nosso espírito pudesse compreender a eternidade ou o infinito, saberíamos tudo. Até podermos entender esse facto, não podemos saber nada.”
“A consciência da inconsciência da vida é o mais antigo imposto à inteligência. Há inteligências inconscientes - brilhos do espírito, correntes do entendimento, mistérios e filosofias - que têm o mesmo automatismo que os reflexos corpóreos, que a gestão que o fígado e os rins fazem de suas secreções.”
“Os psiquiatras sabem (às vezes) como trabalha o espírito doente, mas não como trabalha o espírito são.”
“Há sensações que são somos, que ocupam como uma névoa toda a extensão do espírito, que não deixam pensar, que não deixam agir, que não deixam claramente ser.”
“A sinceridade é o grande obstáculo que o artista tem a vencer. Só uma longa disciplina, uma aprendizagem de não sentir senão literariamente as coisas, podem levar o espírito a esta culminância.”
“Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”
“Tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade.”
“O artista como artista sente menos do que os outros homens porque produz ao mesmo tempo que sente, e nesse caso há uma dualidade de espírito incompatível com o estar entregue a um sentimento.”
“O nada sobrenatural do espírito.”
“Os espíritos altamente analíticos vêem quase que só defeitos: quanto mais forte a lente mais imperfeita se mostra a cousa observada. O detalhe é sempre mau.”
“Falar é ter demasiada consideração pelos outros. Pela boca morrem o peixe e Oscar Wilde.”
“Sim, falar com gente dá-me vontade de dormir.”
“A poesia é a emoção expressa em ritmo através do pensamento, como a música é essa mesma expressão, mas directa, sem o intermédio da ideia.”
“Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho.”
“Eram dois e belos e desejavam ser outra coisa; o amor tardava-lhes no tédio do futuro, e a saudade do que haveria de ser vinha já sendo filha do amor que não tinham tido.”
Filmes em exibição Filmes em Estreia
Meteorologia
16°C
21°C
15°C
Ver mais Previsões
Capas dos Jornais e Revistas