Página 2 de 3
“Não passes o tempo com alguém que não esteja disposto a passá-lo contigo.”
“Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza.”
“Deixe que o tempo passe e já veremos o que traz.”
“Também a moral é uma questão de tempo, dizia com um sorriso maligno, você vai ver.”
“? O que é que você esperava? ? Úrsula suspirou. ? O tempo passa.”
“Teria podido se guiar pelo cheiro se o cheiro não andasse em toda a casa, tão enganoso e ao mesmo tempo tão definido como tinha estado sempre na sua pele.”
“? Atreva-se, bastardo! ? gritou Úrsula. Antes que Arcadio tivesse tempo de reagir, descarregou a primeira vergastada. "Atreva-se, assassino", gritava. "E me mate também, seu filho da mãe. Assim não vou ter olhos para chorar a vergonha de ter criado um monstro."”
“Quem sabe Deus queira que conheças muita gente enganada antes que conheças a pessoa adequada para que, quando no fim a conheças, saibas estar agradecido.”
“Desconcerta-me tanto pensar que Deus existe como que não existe.”
“Na entrada do caminho do pântano, puseram um cartaz que dizia Macondo e outro maior na rua central que dizia Deus existe.”
“Era como se Deus tivesse resolvido pôr à prova toda a capacidade de assombro e mantivesse os habitantes de Macondo num permanente vaivém do alvoroço ao desencanto, da dúvida à revelação, ao extremo de já ninguém poder saber com certeza onde estavam os limites da realidade.”
“A verdade é que as primeiras mudanças são tão lentas que mal se notam, e a gente continua se vendo por dentro como sempre foi, mas de fora os outros reparam.”
“Era ainda jovem demais para saber que a memória do coração elimina as más lembranças e enaltece as boas e que graças a este artifício conseguimos suportar o passado.”
“De certo modo, Aureliano José foi um homem alto e moreno que durante meio século lhe foi anunciado pelo rei de copas, e que como todos os enviados pelo baralho chegou ao seu coração quando já estava marcado pelo signo da morte. Ela viu isso nas cartas.”
“De repente, como um estampido naquele mundo de inconsciência feliz, chegou a notícia da volta de Gastón. Aureliano e Amaranta Úrsula abriram os olhos, sondaram as almas, se olharam na cara com a mão no coração e compreenderam que estavam tão identificados que preferiam a morte à separação.”
“Aureliano o reconheceu, perseguiu os caminhos ocultos da sua descendência e encontrou o instante da sua própria concepção entre os escorpiões e as borboletas amarelas de um banheiro crepuscular, onde um operário saciava a sua luxúria com uma mulher que se entregava a ele por rebeldia.”
“? E agora, senhoras e senhores, vamos apresentar a prova terrível da mulher que terá que ser decapitada todas as noites a esta hora, durante cento e cinqüenta anos, como castigo por ter visto o que não devia.”
“Distraidamente, a mulher olhou para José Arcadio e examinou com uma espécie de fervor patético o seu magnífico animal em repouso.”
“Lembre sempre que o mais importante num bom casamento não é a felicidade e sim a estabilidade”
“Não tornara a sentir uma felicidade como a dessa noite: tão intensa que lhe causava medo.”
“Jogava punhados de terra nos bolsos e os comia aos grãozinhos, sem ser vista, com um confuso sentimento de felicidade e raiva, enquanto adestrava suas amigas nos pontos mais difíceis e conversava sobre outros homens que não mereciam o sacrifício de que se comesse por eles a cal das paredes.”
“Tudo é questão de despertar sua alma.”
“Hoje olho para trás, vejo a fila de milhares de homens que passaram pelas minhas camas, e daria a alma para ter ficado com um, mesmo que fosse o pior.”
“Respondiam-lhe que durante muitos anos tinham ficado sem padre, arranjando os negócios da alma diretamente com Deus, e haviam perdido a malícia do pecado mortal.”
“São todos iguais, Úrsula se lamentava. No começo são fáceis de criar, obedientes e sinceros, e parecem incapazes de matar uma mosca; mal aponta a barba se atiram à perdição.”
“Não senti dor nem medo, mas a emoção arrasadora de ter conseguido viver até ali.”
“Não sentiu medo nem saudade, mas uma raiva intestinal diante da ideia de que aquela morte artificiosa não lhe permitiria saber do final de tantas coisas que deixava sem terminar.”
“Nunca releio meus livros, porque me dá medo.”
“Desde bem garoto tinha o costume de abandonar a rede para amanhecer na cama de Amaranta, cujo contato tinha a virtude de dissipar o medo do escuro.”
“O sujeito se amola tanto, murmurava o Coronel Aureliano Buendía. O sujeito se amola tanto para depois ser morto por seis maricas sem poder fazer nada.”
Filmes em exibição Filmes em Estreia
Meteorologia
15°C
9°C
11°C
14°C
Ver mais Previsões
Capas dos Jornais e Revistas