“Não sendo possível dirigir-me a cada um dos meus verdadeiros amigos em particular passo me despedir, e lhes agradecer ao mesmo tempo, os obséquios que me fizeram e outro sim passarei a lhes pedir perdão de alguma ofensa que de mim possam ter, ficando certos que se em alguma coisa os agravei foi sem a menor intenção de ofendê-los; faço esta carta para que impressa eu possa deste modo alcançar a fim a que me proponho. Eu me retiro para a Europa, saudoso da Pátria dos filhos e dos meus verdadeiros amigos. Deixar objetos tão caros é sumamente sensível, ainda no coração mais duro; mas deixá-los para sustentar a honra, não pode haver maior glória. Adeus Pátria, adeus amigos e adeus para sempre. Adeus Pátria, adeus amigos e adeus para sempre. [Carta de despedida]”
“Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico! [Dia do Fico]”
“Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. [Em 7 de Setembro de 1822]”
“Nada mais digo senão que sou teu, e do mesmo modo quer esteja no céu, no inferno ou não sei onde. Tu existes e existirás sempre em minha lembrança, e não passa um momento que meu coração me não doa de saudades tuas... [Carta escrita em 1826 à marquesa de Santos]”
Filmes em exibição Filmes em Estreia
Meteorologia
16°C
18°C
19°C
Ver mais Previsões
Capas dos Jornais e Revistas