Página 7 de 10
“'Bem e mal são os preconceitos de Deus', dizia a serpente.”
“Como tem diminuído o mal! Outrora, suponha-se que todos os fenómenos naturais tinham a intenção de causar males.”
“Imprimamos na nossa própria vida o selo da eternidade. Este pensamento tem mais peso de conteúdo do que todas as religiões, que desprezam esta vida como fugidia e nos instigam a olhar para a «outra» vida, assaz mal definida...”
“O natural: «O mal teve sempre por si o grande efeito! E a natureza é má! Sejamos portanto naturais!», assim raciocinam em segredo esses grandes pesquisadores de efeito da humanidade que, vezes demais, foram contados entre os grandes homens.”
“Aquele que se sabe profundo esforça-se por ser claro; aquele que gostaria de parecer profundo à multidão esforça-se por ser obscuro. Porque a multidão acredita ser profundo tudo aquilo de que não pode ver o fundo. Tem tanto medo! Gosta tão pouco de se meter na água!”
“O Estado tem medo da filosofia em geral.”
“O medo é o pai da moralidade.”
“Esperamos que estejamos hoje longe da ridícula pretensão de decretar que o nosso pequeno canto seja o único a partir do qual tenhamos o direito de ter uma perspectiva.”
“Todas as virtudes têm a sua época; a quem hoje é inflexível, a sua honestidade provoca-lhe muitas vezes remorsos: porque a inflexibilidade é uma virtude que pertence a uma idade diferente da da honestidade.”
“A visão do homem agora cansa - o que é hoje o niilismo, se não isto?... Estamos cansados do homem...”
“Alguns nascem póstumos (...) Eu estaria em completa contradição comigo mesmo se já esperasse hoje encontrar ouvidos e 'mãos' prontos para 'minhas' verdades; que hoje não se ouça nada de mim, que hoje não se saiba tirar nada de mim, isto não é apenas compreensível, mas me parece até mesmo normal.”
“Alguns nascem póstumos (...) Eu estaria em completa contradição comigo mesmo se já esperasse hoje encontrar ouvidos e «mãos» prontos para as «minhas» verdades; que hoje não se ouça nada de mim, que hoje não se saiba tirar nada de mim, isto não é apenas compreensível, mas parece-me até mesmo normal.”
“Ninguém mais morre hoje de verdades mortais, há antídotos em demasia.”
“Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.”
“Eu vos digo: é preciso ter um caos em si, parar poder dar à luz uma estrela dançante. Eu vos digo: ainda tendeis um caos dentro de vós.”
“Que posso eu fazer se o poder gosta de andar com pernas tortas?!”
“Em qualquer lugar onde encontro uma criatura viva, encontro desejo de poder.”
“O homem perde o poder quando é contagiado pelo sentimento de piedade.”
“O prazer é: a sensação do aumento de poder.”
“Tu tens um nobre ideal em vista: mas serás tu próprio feito de uma pedra suficientemente nobre para poder dela tirar a estátua do teu deus? E no caso negativo, nada do teu trabalho chegará a outro resultado que não seja uma escultura bárbara? À injúria do teu ideal?”
“O Homem perde o poder, quando é contaminado pelo sentimento de piedade.”
“A arte é estimulante da vontade de poder”
“O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de fato só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência.”
“Quem possui até o presente a eloquência mais convincente? O rufar do tambor, enquanto os reis o tiverem sob o poder serão os melhores agitadores populares.”
“A vontade é impotente perante o que está para trás dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo, é a angústia mais solitária da vontade.”
“Não há outro critério da verdade senão o crescimento do sentimento de poder.”
“Com a virtude, nunca se fundaria o reino da virtude! É que a virtude consiste na renúncia ao poder, à perda da vontade de dominar.”
“Toda a moral não é, no fundo, senão uma forma depurada de medidas desenvolvidas por toda a vida orgânica para se adaptar e, conjuntamente, se alimentar e conseguir poder.”
“Eis um invejoso; não lhe desejeis filhos; teria ciúmes deles por já não poder ter a sua idade.”
“E ainda não és livre, ainda procuras a liberdade. As tuas buscas fizeram-te insone e inquieto de maneira excessiva.”
Filmes em exibição Filmes em Estreia
Meteorologia
20°C
18°C
19°C
17°C
Ver mais Previsões
Capas dos Jornais e Revistas